Porque o marketing é importante para as empresas?

Veja agora porque o marketing é importante para as empresas e como isso impacta no diretamente no seu negócio

Veja Passo a Passo Essas Dicas:

Porque o marketing é importante?

O marketing é importante porque oferece uma maneira estratégica e com resultados satisfatórios, se realizado com seriedade e principalmente entendendo seu papel dentro da empresa. Através do marketing as empresas divulgam seus produtos, consegue destaque no nome, se tornam referência em busca no mercado, conseguem captar o público alvo e obtêm análises dos resultados da promoção. Uma empresa hoje que não utiliza as estratégias do marketing para sua promoção de fato está indo na contramão do mundo moderno digital.

Primeiramente o mundo vem mudando, e a concorrência vem ficando cada vez mais acirrada no mundo dos negócios. Hoje não basta apenas ter um excelente produto, ótimos funcionários e até uma loja física ou virtual bem estruturada para atender seus clientes, se você não tiver uma agência de marketing atuando fortemente nos bastidores não será o bastante para o crescimento da sua empresa no mundo atual.

O que é marketing? veja alguns exemplos:

Antes de mais nada vamos definir o que de fato é o Marketing. Marketing é a técnica de desenvolver e entregar valor para atender as necessidades do mercado dos consumidores. São usados produtos, serviços ou ideias que possam interessar aos consumidores.

Ou seja, o marketing é uma forma de estratégia de publicidade, seja ela na divulgação tradicional como panfletos por exemplo, ou até mesmo de um anúncio online.

O Marketing se tornou um dos nomes mais falados no mundo moderno, com isso seu significado foi tomando várias formas, porém o ponto central é, uma ferramenta promoção de um serviço. Voltando a pergunta porque o marketing é importante? segue alguns exemplos:

  • Planeja ações de promoção utilizando (estratégias, planejamento e pesquisas)
  • Melhora o relacionamento de empresa- cliente
  • Analisa o público alvo
  • Estuda a concorrência

Compreendendo de forma clara sua aplicação as empresas conseguem entender como funciona o mercado, bem como o que ele tem buscando, resultando assim numa adequação em sua empresa para atender a demanda, aumentando suas vendas e lucratividade.

Conheça os tipos de marketing

Marketing Tradicional

Como o próprio nome diz, “tradicional” ou seja, utiliza-se de metodologias clássicas tradicionais como forma de promoção. Veja alguns exemplos de marketing tradicional:

  • Cartas postais, vouchers e panfletos informativas para distribuir diretamente aos clientes.
  • Comerciais de televisão ou rádio
  • Anúncios em jornais impressos ou revistas impressas
  • Panfletos e outdoors
  • Notificações de chamadas e mensagens de texto

 

Esses meios ainda são bastante utilizados nos dias de hoje, e alguns
funcionam muito bem, mas outros já estão ultrapassados, são até ecologicamente incorretos e cansam os usuários. Embora seja o marketing que muitas pessoas conhecem e se sentem confortáveis em investir, afinal foram anos de utilização desse meio, com o avanço da tecnologia e com toda sua rapidez em buscas e resultados, tal meio não segue mais o padrão moderno mais buscado.

Marketing Digital

O marketing digital surgiu juntamente com o avanço da tecnologia, num mundo onde grande parte da população mundial possui acesso à internet um novo modelo acabou surgindo. O marketing digital tem seu foco na web, ou seja, ligado aos meios modernos de comunicação. Entre vários alguns tipos de marketing digital são:

  • Inbound Marketing
  • Marketing de conteúdo
  • Marketing de relacionamento
  • Endomarketing
  • Marketing local
  • Marketing de afiliados
  • Outbound marketing
  • Marketing Direto

Marketing Tradicional VS Marketing Digital

Atuamente o Marketing digital vem crescendo de forma assustadora principalmente depois depois de alguns fatures como por exemplo: Com pandemia, vendas pela internet crescem 27% e atingem R$ 161 bi em 2021.

Portanto é muito importante investir em marketing se você busca resultados e quer alavancar o seu negócio.

Veja abaixo um comparativo do custo entre o Marketing Tradicional e o Marketing digital:

Diferença de custo do marketing tradicional vs marketing digital

Veja como investir em marketing digital apresentou ótimo custo x benefício.

Porque investir no marketing digital?

Afinal de contas vale a pena investir no marketing digital?

Vimos anteriormente os recursos que essa ferramenta de estratégia possibilita para as empresas, desde micro até grandes multinacionais. Incluir a empresa no mundo digital é sem dúvida está por dentro das tendências tecnológicas mais buscadas nos dias de hoje.

Alguns pensam que “fazer” marketing é postar algumas fotos de seus produtos, ou abrir uma conta numa rede social que o resultado será satisfatório.

Porém no marketing digital as questões vão mais além, estratégias de negócios são traçados, pesquisas de mercado utilizando as ferramentas corretas são efetuadas, saber como e onde buscar seus clientes e descobrir o que estão procurando depende de uma busca tática dessas estratégicas. Além disso encontrar uma boa empresa que ofereça um SEO de qualidade, fará toda a diferença, pois afinal quem está totalmente vivenciando esses métodos e suas táticas, têm propriedade para oferecer o serviço.

Quanto ao valor, vai depender do quanto a empresa está empenhada em seu crescimento, como falado, não adianta apenas postas umas fotos e aguardar os resultados, o que acaba acontecendo com muitos e por isso acreditam que o marketing digital não alcança bons resultados.

Como começar a fazer marketing online?

Procure uma empresa de marketing séria, com uma boa experiência no mercado, observe seus trabalhos anteriores e não hesite em investir no método mais usado e com alta eficácia em resultados positivos.

Se preciar de um contato de agência de marketing, fale conosco! Obrigado por nos acompanhar até aqui, sucesso ao fazer o seu marketing!

Compartilhe esse blog

veja mais dicas sobre marketing

Em breve lançamento

Em breve iremos lançar um dos cursos mais completos de marketing digital com vagas limitadas, deixe seu
contato abaixo e entre em nossa lista de espera: