Quais estratégias de marketing são eficazes para pequenas empresas

Veja Passo a Passo Essas Dicas:

Investir em estratégias de marketing é indispensável para qualquer tipo de negócio, somente por meio delas é possível tornar os produtos e serviços mais conhecidos e se comunicar com os consumidores.

Em um mercado cada vez mais competitivo, deixar de fazer esse investimento pode fazer com que a empresa perca oportunidades de vendas.

Este artigo busca explicar o conceito de estratégias de marketing, como aplicá-las e compreender um pouco mais sua importância e conhecer as principais estratégias.

O que são as estratégias de marketing?

Estratégias de marketing são ações que visam divulgar a marca, construir uma imagem positiva para a empresa e aumentar as vendas.

Trata-se de todo e qualquer esforço para aumentar a visibilidade do negócio, atrair clientes e ser reconhecido como autoridade no mercado de atuação.

Como criar uma boa estratégia de marketing?

Marketing Tradicional

Para fazer uma boa estratégia de marketing, primeiro é necessário considerar alguns pontos que trarão mais assertividade ao investimento.

É fundamental ter objetivos bem definidos para investir em marketing, e para determinar quais são eles é necessário olhar para os números do negócio.

Um fabricante de piso tipo paver pode melhorar as taxas de conversão, aumentar o conhecimento do público sobre sua marca ou até mesmo reposicionar o negócio no mercado.

Uma boa estratégia de marketing também precisa de indicadores para mostrar se o investimento está no caminho certo. Os indicadores chave de desempenho oferecem um panorama completo do que está sendo feito e os mais importantes são:

  • Taxa de conversão;
  • Ticket médio;
  • Custo de aquisição de clientes;
  • Retorno sobre os investimentos.

Por fim, é fundamental estabelecer uma comunicação clara e constante, voltada tanto para os colaboradores quanto para os clientes.

Os funcionários precisam ter acesso à informação necessária para suas ações, ao passo que os clientes precisam ter acesso a diferentes canais e uma linguagem fácil de ser absorvida.

Importância das estratégias de marketing

Tanto para uma pequena loja de bairro quanto para um grande fabricante de portão de correr 3 folhas, investir em marketing é fundamental, principalmente ao longo prazo.

Ele ajuda a chamar a atenção dos clientes, é indispensável para alavancar o negócio, destaca a marca no mercado em que ela atua e ainda acrescenta diferencial competitivo.

Uma boa estratégia vai ajudar a empresa a se manter no rumo certo, garantir bons resultados e se fortalecer entre os consumidores.

Principais estratégias de marketing

Existem algumas estratégias que são indispensáveis para qualquer negócio. Dentre as que mais se destacam estão:

Inbound Marketing

Por meio do inbound marketing, a companhia faz com que o cliente vá até ela voluntariamente. Essa prática também é conhecida como marketing de atração, sendo capaz de nutrir e converter os leads de maneira efetiva.

Para trabalhar com inbound marketing, uma empresa de limpeza de carpete empresarial deve investir em ações como produção de conteúdo para blog, otimização nas páginas de seu site e compartilhamentos nas redes sociais.

Marketing de relacionamento

O objetivo do marketing de relacionamento é construir uma relação de longo prazo com os clientes, para que a empresa possa satisfazê-los e fidelizá-los.

Suas ações permitem que o negócio se posicione como autoridade e consiga se diferenciar dos concorrentes.

Outbound Marketing

As estratégias de Outbound Marketing são mais tradicionais, sendo ações em que a companhia vai atrás dos clientes de maneira ativa para oferecer seus produtos e serviços.

Dentre as estratégias mais comuns estão os anúncios no rádio, na TV e nos veículos impressos, além de patrocínio de eventos, outdoors e assim por diante.

A maior vantagem desse tipo de ação para uma empresa de troca de óleo delivery é o grande alcance das campanhas. Entretanto, é necessário fazer um investimento um pouco maior para alcançar a audiência qualificada e conquistar clientes.

A prospecção também pode ocorrer por meio de ligações frias, além de ser indispensável dominar técnicas de vendas.

Considerações finais

Independentemente de qual seja o segmento da sua empresa, ela precisa se comunicar com as pessoas e levar seus produtos e serviços ao conhecimento delas.

As estratégias de marketing cumprem esse papel e o negócio pode escolher entre diferentes tipos de ações para se posicionar no mercado que atua e impactar as pessoas.

Deixar de investir em marketing é perder oportunidades valiosas de divulgar o nome da organização e levar ao conhecimento do público seus produtos e serviços. Portanto, é necessário incluir esse investimento no orçamento do negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe esse blog

veja mais dicas sobre marketing

Em breve lançamento

Em breve iremos lançar um dos cursos mais completos de marketing digital com vagas limitadas, deixe seu
contato abaixo e entre em nossa lista de espera: