Fotógrafo em BH: Como encontrar o melhor em Belo Horizonte
Encontrar o melhor fotógrafo em BH exige tempo e pesquisa, mas ao seguir as dicas apresentadas, você estará mais perto de registrar…
Em dúvida sobre as diferenças entre marketing e marketing digital? Veja aqui as principais características de cada um e qual a melhor opção para seu negócio.
Se você deseja utilizar uma boa estratégia de divulgação para seu produto, serviço ou marca, pode investir tanto no marketing tradicional quanto digital. A impressão que um comercial de TV passa ou sensação do toque ao observar uma revista são tão importantes quanto às estratégias de engajamento usadas nas redes sociais.
Em ambos os casos, essas ações deixam uma lembrança durável, na memória do cliente. Elas fazem com que os consumidores inconscientemente se sintam emocionalmente ligados a uma empresa. Graças a isso, é possível atrair e fidelizar o público-alvo.
Contudo, há contrastes que tornam um desses modos de publicidade melhor que outro, dependendo dos objetivos do seu negócio. Assim sendo, este texto ajudará você entender quais são as principais diferenças entre marketing e marketing digital para fazer a melhor escolha. Confira!
O público, valor de investimento, modo de comunicação e outros elementos diferenciam o marketing padrão e marketing digital. Então, veja abaixo as características de cada um e descubra qual se adapta melhor a sua empresa.
Na propaganda convencional o conteúdo acaba sendo exposto a diferentes tipos de pessoas, devido ao alcance que mídias como TVs, rádios, outdoors e panfletos possuem. Por esse motivo, é importante realizar pesquisas e vários estudos considerando os variados aspectos que, por exemplo, um grupo de ouvintes de uma estação de rádio apresenta.
Por outro lado, nas plataformas digitais é possível conhecer com mais facilidade o perfil dos usuários e conseguir desenvolver estratégias de marketing por tipo. Através de ferramentas como Google Analytics, Facebook Insights etc. você pode obter informações para criar anúncios segmentados por interesses, localidade, gostos e mais.
Na publicidade tradicional o enfoque fica em pessoas que preferem meios de comunicação em massa e que não têm contato frequente com plataformas digitais. Geralmente, se trata de um público que se diferencia bastante por classe social, interesses, localização etc. No entanto, o grupo mais ativo apresenta idade na faixa dos 40 anos para cima.
Em contrapartida, o marketing feito na internet visa atingir possíveis consumidores que são inteirados com tecnologia. Essa audiência é composta, na maioria, por usuários com menos de 40 anos de idade, de classe social alta e média. Contudo, cada vez mais cresce a quantidade de pessoas que acessam a web e com isso, surgem novas oportunidades.
Em emissoras de rádios, televisão, panfletagem e outros, a visualização de propaganda é bem abrangente e instantânea. Por exemplo, a exibição de um comercial ocorre para a audiência de um determinado programa e somente naquele momento. Portanto, esse anúncio precisa passar no veículo certo para atingir o resultado esperado.
Da mesma forma, uma ação de marketing realizada em meios digitais deve ser utilizada em canais que os clientes em potencial costumam acessar. No entanto, existe a diferença dela ficar disponível por um maior período para qualquer um que queira visualizar. Além disso, existe a opção de compartilhar que amplia o alcance do conteúdo.
As despesas com a publicidade tradicional variam de centenas a milhares de reais. Em geral, diversos aspectos influenciam, como o perfil do público, horário, meio de comunicação e assim por diante. Além do mais, é necessário contratar uma boa equipe de profissionais para criar um bom material que atraia a atenção do cliente.
Na internet, o valor cobrado por campanhas pagas costuma ser acessível até mesmo para empreendedores iniciantes. Contudo, é possível aplicar várias estratégias de marketing digital sem investir nenhum centavo, usando um computador ou apenas o smartphone. Aliás, para encontrar um bom modelo também veja os 15 melhores celulares de 2022.
A forma mais fácil de realizar uma ação de marketing de modo assertivo é analisando diferentes aspectos do perfil do consumidor através de pesquisas. No método convencional, entrevistadores contatam as pessoas por telefone, em locais públicos etc. Eles podem anotar as informações tanto em dispositivos eletrônicos quanto em papel.
Já na internet, a realização desse procedimento acontece por meio de ferramentas online gratuitas ou pagas. Entre as plataformas de maior destaque estão Facebook, Google Analytics e Instagram. A propósito, para quem trabalha com o marketing digital é bom ter um aparelho avançado, então confira os 20 melhores notebooks de 2022.
Em ambas as formas de publicidade a linguagem tem de estar adequada ao perfil do público-alvo. Todavia, ainda existem diferenças entre passar uma mensagem por um jornal ou revista impresso e por um site. No marketing padrão é comum que o tom de voz seja popular, generalizado e de fácil entendimento para variados grupos.
Já na web, ela se destaca geralmente pela leveza, objetividade e, algumas vezes, transmite uma impressão bem humorada e inovadora. No marketing digital fica mais evidente para quem a propaganda é dirigida por ser segmentada. Outro aspecto que diferencia a comunicação é a proximidade maior com o receptor.
Ambos as maneiras de divulgação desempenham papéis importantes e podem ser usadas em conjunto. Se não houver essa possibilidade, adote a estratégia que mais estiver alinhada às condições da sua empresa. O marketing convencional é mais abrangente e memorável, porém exige um investimento maior que nas plataformas digitais.
Ele corresponde uma boa alternativa principalmente para corporações de grande e médio porte. Já pequenos empreendedores com o marketing digital conseguem obter excelentes resultados, como maior visibilidade da sua marca e crescimento das vendas. Além do mais, você pode utilizá-lo gastando pouco ou nenhum dinheiro.
Nada impede que você combine estratégias de ambos os tipos de divulgação, assim há maior chance de alcançar clientes em potencial. Entretanto, caso isso não seja possível, reflita quais ferramentas estão de acordo com seus objetivos. Se o público-alvo da sua empresa tem o hábito de ler jornal ou ver TV, invista no marketing tradicional.
Por outro lado, apostar na propaganda digital consiste em uma ótima tática quando o produto ou serviço do seu negócio é voltado para pessoas que vivem conectadas a web. Apesar das diferenças, quando bem aplicadas, as duas formas trazem retornos positivos, então não perca a chance de utilizá-las para o sucesso do seu empreendimento.
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